INÍCIO  |  DIREÇÃO   |  FALE CONOSCO   |    CURSOS

A escola


A Escola de Artes e Ensino Dr. Odilon Fernandes, foi fundada em 1970 na Casa da Cinza, por Dulce Fernandes Andrade Ferreira: pedagoga, artista plástica com o apoio do inesquecível do Dr. Odilon Fernandes.
A Escola tem por prioridade oferecer a educação profissional e artística aos alunos.. Entidade filantrópica, atendia em média 300 alunos ao mês, sendo 20% em regime de gratuidade.
Oferecemos os cursos nas áreas de Beleza e Estética, Artes Plásticas e Artes Manuais.

Objetivos

Manter oficinas de artes e oficinas profissionalizantes (quantas forem necessário) para atender a comunidade uberabense e cidades vizinhas.
Manter um Clube de Mães (assistência social: enxovais para recém-nascidos, confecção de agasalhos e uniformes para serem distribuídos em orfanatos, creches, asilos e hospitais).
Aquisição de verbas para manutenção de bolsas de estudo para alunos carentes de baixa renda ou portadores de deficiência física.
Promover um Bazar permanente e Mostra da Arte, aqui desenvolvida e aprimorada.

Das Finalidades da Escola:
Custear bolsas de estudos no atendimento aos alunos carentes, bem como material para aprendizagem destes, pois, acreditamos na educação, orientação profissional e artística como ferramenta de defesa na luta contra a violência e a fome, contribuindo assim, para diminuir o número de adolescentes ociosos e analfabetos.
Preparo da mão-de-obra especializada através do curso-técnico.
Compra de máquinas e equipamentos para qualificação dos cursos.
Implantação de novos cursos sempre que o mercado de trabalho assim exigir.

"Profissionalizar também e Alfabetizar"

História

Dr. Odilon Fernandes, cirurgião-dentista, professor universitário, comerciante, nasceu em 10 de outubro de 1907, em São João do Capivari-SP; e falecido em 13 de janeiro de 1973. Era o segundo filho do Dr. Ludovice José Fernandes , também cirurgião-dentista, na cidade de Uberaba – MG. Casado com Dalva Guido Fernandes, em 1934, deixou 4 filhos.

Professor da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro desde sua fundação, lecionou Clínica Odontológica e, mais tarde, Dentística Operatória.

Aposentado, após um profícuo magistério, dedicou-se às pesquisas sobre Hipnodontia, isto é, as aplicações da hipnose e das técnicas de condicionamento mental no alívio das dores do paciente na rotina do trabalho odontológico.

Presidente da Subseção da ABO em Uberaba, recebeu honrarias variadas em sua profissão, bem como o reconhecimento dos seus alunos, em títulos honoríficos das suas agremiações acadêmicas. No caminho do serviço à comunidade, recebeu a presidência da Associação de Cegos da cidade, em 1946, e transformou-a no Instituto dos Cegos do Brasil Central, no ano de 1947, permanecendo nesse cargo até sua morte, em 1973.

Construiu, para essa agremiação, a sede própria, dando-lhe características de escola para a recuperação de deficientes visuais e não mais apenas as de abrigo de incapacitados. Durante suas gestões, foi fundador, anexo ao I.C.B.C., o Hospital Oftalmológico para atendimento aos cegos da região.

Foi um dos fundadores e incentivadores do Banco de Sangue, ligado ao Hospital da Criança, de cuja construção participou em campanhas e trabalhos pessoais. Criou a primeira Guarda Mirim de Uberaba, que teve a duração aproximadamente de quatro anos. Para isto, inspirou-se em experiência anterior, quando criara e tentara manter, durante algum tempo, um grupo de escoteiros. Também de duração efêmera foi a Sociedade dos Amigos da Cidade de Uberaba, por ele fundada, juntamente com pessoas gradas de mesma comunidade.

Espírito aberto, nunca se negou a proteger, amparar, socorrer os necessitados ou quem quer que fosse. Orador brilhante, sempre procurou abraçar as causas justas, lutando pelo desenvolvimento da sua terra de adoção, trazendo o seu concurso a dezenas de agremiações sociais, esportivas e culturais. Espírita por religião e pesquisador por convicção, aprofundou-se nas diversas áreas do conhecimento da mente humana, interessando-se pela Parapsicologia, Psicologia Experimental e Vida Extracorpórea. Para tanto, fundou e presidiu até sua morte a ´Casa da Cinza´, templo espírita-cristão. “Casa”, porque representaria um lar para aqueles que precisassem da religião, e “do Cinza”, por ser este o apelido de seu pai, Dr. Ludovice Fernandez, também espírita, cuja memória a casa foi organizada.

A Escola de Artes e Ensino Dr. Odilon Fernandes, foi fundada em 1970 na “Casa da Cinza”, por Dulce Fernandes Andrade Ferreira, com o apoio de Dr. Odilon Fernandes, sendo este o nome da Escola em homenagem ao grande amigo e companheiro. A Escola nasceu do sonho de dar as pessoas o direito de buscar com o próprio trabalho, através da profissionalização, o seu próprio sustento.
Sua vida se resumiu em poucas palavras, no amor ao próximo, na persistência ao trabalho útil, na fidelidade aos seus princípios, na dedicação completa à comunidade em que viveu.

Por estas razões, a Câmara Municipal de Uberaba houve por bem chamar Dr. Odilon Fernandes, à Avenida onde um dia ele havia projetado construir a sede própria grandiosa do Hospital Oftalmológico.

Hoje com sede na R. Ronan Martins Marques, 487, 4º andar, bairro Universitário, Uberaba- MG. Sob a direção da Professora Eliana Freitas Silva e com parceria com a Faculdade de Ciências econômica do Triangulo Mineiro, Centro de Ensino superior de Uberaba e tem como mantenedora Associação Educacional Dr. Odilon Fernandes. Atendendo em média 150 alunos, sendo em média 40% em regime de gratuidade, realiza aproximadamente 600 atendimentos gratuitos à comunidade uberabense na área da beleza e estética.

A escola de Artes tem por finalidade:

 Promover pesquisa, ensino, desenvolvimento, extensão e aplicação de tecnologia;
 Promover a capacitação de profissionais em áreas técnicas, profissionalizante e culturais;
 Promover a difusão e o estudo especializado da cultura;
 Contribuir por meio de iniciativa que dinamizem recursos para treinamentos, capacitações, qualificação profissional, educacional e cultural em todos os níveis, fundamental, médio e superior.


[Início]
Conteudo acessado 5339 vezes.
 

© EAOF - Escola de Artes Dr. Odilon Fernandes - Todos os direitos reservados.
Rua Ronan Martins Marques, 487 - Bairro: Universitário | CEP: 38050 600 | PABX.: (34) 3331 5555


INÍCIO  |   DIREÇÃO  |   FALE CONOSCO   |   CURSOS  |   A ESCOLA  |   CALENDÁRIO  |   DICAS DE BELEZA  
|   LOCALIZAÇÃO  |   GALERIA DE FOTOS  |   CLUBE DAS MÃES  |